Escritor em Aprendizado


Escritor em Aprendizado

Escritor em Aprendizado
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escritor em AprendizadoEntrar

Escrever. Criar. Aprender.


descriptionMensagem Inicial EmptyMensagem Inicial

more_horiz
Olá, sejam bem-vindos novamente. Enfim iniciaremos nosso “Como Escrever Sua História”. Estou muito animada, eu sempre quis fazer algo assim e finamente reuni informação suficiente para passar o todo o conhecimento necessário. 
O curso será gratuito, é claro, toda a informação sempre será. Entretanto, se você quiser um feedback sobre seu texto ou desenvolvimento ao decorrer dos meses, custará uma pequena taxa que discutiremos mais a frente se for de seu interesse. Basicamente, estou montando esse curso na intenção ensinar sobre escrita de uma forma mais organizada e também para quem quiser aprender mais e praticar comigo. 

Então, porque cobrar pelo feedback?

Bem, é um trabalho exaustivo ver texto por texto. Quer dizer, analisar textos é fácil, o difícil é fazer uma crítica construtiva que não vá ferir o ego de ninguém, o que é meio difícil. Então, o trabalhoso não está no trabalho intelectual e sim no humano.
É aqui que eu peço, não levem as críticas para o lado pessoal. Geralmente aponto acertos e erros e sempre tenho uma explicação para tal apontamento. As críticas sempre serão individuais e pessoais, completamente privadas. Ninguém além de mim ou de quem estiver analisando verá a sua crítica. Todos são bem-vindos para participar das aulas e das discussões, pagando ou não, e até sugerir ou escrever posts para contribuir. Nesse primeiro momento, todas as atividades serão corrigidas/vistas por mim.

O que o projeto se propõe?

Todas as semanas teremos dois posts principais, um sobre técnicas criativas com uma proposta para prática e um desafio criativo com um assunto específico com um vídeo para ajudar a guia-los melhor e alguns outros posts para complementar o aprendizado. Vou tentar fazê-los o menor possível para uma melhor assimilação. Então, se for necessário, haverão vários durante a semana com uma proposta para a atividade de técnicas e uma para desafio criativo a cada sete dias. Isso não te impede de escrever mais ou pedir atividades extras, privada ou publicamente.

Os assuntos

Vamos focar em escrever um livro em um ano. Haverá outros tipos de posts que podem se desviar do caminho, entretanto todos nos ajudaram a chegar até o fim de forma firme e bem pratica, não deixando nada para trás. 

Eles serão divididos em quatro grandes blocos + publicação:

    1. Pré-escrita: É toda a preparação antes de começarmos a escrever.

  • Premissa e tema;
  • Pesquisa;
  • Ideias centrais;
  • Cenas Base;
  • Prompts;
  • Ambientação;
  • Personagens;
  • Planejamento resumido e completo;
  • Objetivos e prazos.


    2. Esboço: Vem depois do planejamento, a primeira versão da sua história.

  • É hora de reunir todas as informações do planejamento e transforma-las em histórias;
  • Vamos quebra-las em pequenos blocos de ideias > cenas, capítulos, arcos, ação e reação. 


    3. Revisão: Estrutura e conteúdo.

  • É onde aplicaremos as técnicas de escrita que vamos aprender durante o ano.


   4. Edição: Iremos prestar atenção nos toques finais, trazendo a vida nossa segunda versão ou até terceira, tudo depende do quanto você revisou anteriormente.

  • Gramatica;
  • Coesão e Coerência;
  • Detalhes que podem ter faltado durante o caminho e que geralmente são arrumados na revisão. Acreditem, sempre tem algo que pode ser melhorado.

Basicamente:

- O começo: Primeiras paginas, primeira cena, como montar uma história, construção de personagem e ambientação.
- Revisão: editar, reescrever, revisar e análise de texto.
- Tecnicas de escrita: A jornada do herói, a estrutura de três atos, Mostrar e Contar, A (talvez) jornada da heroína e muito mais.

Considerações finais

Bem, como dito antes, o que eu pretendo fazer é escrever um livro durante um ano junto com vocês, ir passo-a-passo, sem pular etapa nenhuma. Pensei em fazer um pdf de guia para ajudar, mas... por enquanto não tenho recursos, o que me obriga a deixar esse detalhe para um momento mais a frente.
Esse é um projeto experimental e que ainda precisa de alguns detalhes para ser posto em prática. Por isso, gostaria de saber quem tem interesse e saber se vocês têm sugestões para mim. Ele deveria ter começado em outubro, com a duração de um ano, agora vamos dar início na primeira semana de março. E se ao fim desse tempo o projeto for adiante, pretendo mantê-lo até quando for possível.
Quem tiver interesse, é só se inscrever nesse link, fazendo cadastro no Fórum e responder no FAQ “Apresente-se” até 25/2 para termos uma ideia de quantas pessoas participarão. Quem não tem Telegram pode se inscrever pelo TinyLetter para receber emais de avisos e novidades ou no Twitter.
Para encerar, quero dizer que manterei o site do jeito que está. Estou tentando organizar e deixar mais fácil de navegar. Os posts sobre nosso novo projeto entrarão primeiro no fórum e quando der, aqui também. Mas, porque no Fórum? A verdade é que o tumblr é muito limitado para se ter uma conversa desse tipo, os campos de comentários são minúsculos e o chat pior ainda, e no wordpress até para respirar precisamos pagar, então o fórum parece uma boa opção para se no futuro eu decidir expandir o projeto, a taxa de upgrade é bem pequena. Quem tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários, mandar mensagem ou já usar o fórum.
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder